segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Leptospirose

LEPTOSPIROSE 

A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que ocorre no mundo inteiro.
Bactéria do gênero Leptospira, microrganismo helicoidal (espiroqueta), aeróbio obrigatório.
Sobrevive em ambientes úmidos (lama e água com temperatura em torno de 27°C) quando desprovido de cloreto de sódio; desenvolve-se idealmente em pH alcalino e é pouco resistente ao calor. É sensível aos ácidos, álcalis e ao hipoclorito de sódio.
 São conhecidas 7 espécies patogênicas: L. interrogans sensu stricto, L. santarosai, L. borgpetersenii, L. kirschneri, L. noguchi, L. weilii, L. alexanderi.
Três espécies não são definidas quanto ao status de patogenicidade: L. fainei, L. meyeri e L. inadai e pelo menos duas pertencem ao grupo de leptospiras não patogênicas: L. biflexa sensu stricto e L. wolbachi.
Cerca de 200 sorovares (ou sorotipos) patogênicos, agrupados em vários sorogrupos, já foram identificados até o momento. Os mais conhecidos são icterohaemorrhagiae, copenhageni, canicola, pomona.
Transmissão:
O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e da proximidade com seres humanos. A L. interrogans multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, às vezes por toda a vida do animal. A L. interrogans eliminada junto com a urina de animais sobrevive no solo úmido ou na água, que tenham pH neutro ou alcalino.

A L. interrogans penetra através da pele e de mucosas (olhos, nariz, boca) ou através da ingestão de água e alimentos contaminados. A presença de pequenos ferimentos na pele facilita a penetração, que pode ocorrer também através da pele íntegra, quando a exposição é prolongada. Os seres humanos são infectados casual e transitoriamente, e não tem importância como transmissor da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário