domingo, 18 de agosto de 2013

Zoonoses definições

Oi pessoal, encontramos um artigo bem interessante sobre zoonoses.


Esse trabalho foca na importância de informações, recursos, pesquisa a partir de dados obtidos na Vigilância Epidemiológica, da SMS de Rio Bonito, a respeito das zoonoses e doenças transmitidas por vetores, ocorridas no período de janeiro de 2007 a 2008.

No Brasil, os agentes etiológicos das doenças são classificados em quatro classes de risco crescentes no seu grau de contenção e complexidade do nível de proteção. Essa classificação é determinada pela avaliação de risco do agente biológico e baseia-se no potencial de risco para o indivíduo, comunidade e ambiente. No processo de avaliação, vários fatores devem ser identificados como: virulência, dose infectante, modo de transmissão, volume do material, origem, endemicidade, resistência à drogas, estabilidade do agente, disponibilidade de medidas profiláticas e de tratamento eficaz, entre outros (Brasil, 2006a). As doenças encontradas durante o tempo de estudo foram: Leishmaniose, Lepstospirose, Dengue, Malária, Hantavirose, Esquistossomose, Doença de Chagas.
A dengue teve o índice mais alto devido ao surto q houve no Rio de Janeiro que acometeu também o município de Rio Bonito, sendo ela classe de risco 2 ou seja, são agentes que oferecem risco de propagação moderado na comunidade e disseminação limitada no ambiente. Aplica-se a agentes que não se constituem em sério risco a quem os manipula, pois existem medidas terapêuticas e profiláticas eficientes (Brasil, 2006a).
A única doença entre as encontradas no período de estudo classe de risco 3 foi a hantavirose ocorrido em junho de 2008. Os agentes dessa classe oferecem risco individual alto e limitado para a comunidade. Provocam infecções, graves ou potencialmente letais, e representam um sério risco a quem os manipulam. Possuem risco de disseminação na comunidade e no ambiente, podendo se propagar de indivíduo para indivíduo, mas usualmente existem medidas de tratamento e/ou de prevenção (Brasil, 2006a).

Isso ressalta que devemos nos preocupar em disseminar informações, fazer planejamento, ter profissionais capacitados na área, porque a cada ano que passa o índice aumenta, surtos aparecem como o da gripe suína e aviária, no Brasil temos uma lista de Biosseguridade nacional na qual os principais itens são:
  • Agilizar o fluxo de informações, desencadeando ações de controle oportunas, limitando a disseminação; 
  • Definir os padrões epidemiológicos de distribuição dos agravos em: tempo, populações e locais, bem como os fatores de risco associados à transmissão da doença, auxiliando no desenvolvimento de estratégia
  • Facilitar a prevenção e o controle da doença sob vigilância, por meio da identificação da incidência e tendências, a fim de desenvolver medidas adequadas de controle, avaliação dos programas implantados e impacto dessas intervenções.
  • Fornecer informação acerca dos padrões de risco e tendência na ocorrência de doenças de interesse para a saúde pública aos órgãos governamentais e não governamentais, profissionais de saúde e à comunidade, isto é, aos atores que devem estar envolvidos na solução do problema em questão.
Sendo assim concluímos a importância de notificações, profilaxia, planejamento e aprimoramento das estruturas, educação da população para evitar a disseminação, informações de cuidados que devem ser tomados , como adquirimos as doenças pois as zoonoses são de alta importância nacional e mundial.


Então é isso pessoal, esta foi a postagem do grupo 1, comentem ;)

3 comentários:

  1. Meninas eu gostei do artigo, concordo com o resumo que vcs fizeram e na minha opinião uma das principais partes pra evitar a disseminação de um agente é sem dúvida a educação da população!!

    Bjuuus Alissa

    ResponderExcluir
  2. Achei o artigo bem interessante, e na minha opinião a Biosseguridade é muito importante pois são procedimentos que visam prevenir ou controlar a disseminação de doenças.

    Bjos Priscila.

    ResponderExcluir
  3. Há também uma carência de capacitação técnica dos profissionais para avaliarem o risco em um determinado local e a característica do agente envolvido

    ResponderExcluir